Resenha HQ – O Despertar (volume 1)

Uma ficção científica com seres submarinos sinistros, essa seria a frase para resumir o primeiro volume da série de Scott Snyder (Batman: A corte das corujas e Vampiro Americano) e Sean Murphy (Punk Rock Jesus) pela Vertigo e lançada recentemente pela editora Panini no Brasil.

A história se passa em um futuro aparentemente pós apocalíptico, onde neste primeiro volume voltamos 200 anos no passado para ver a história da cetóloga Dra. Archer, que é chamada junto com outros especialistas (dentre eles, um mitólogo e um caçador de espécies em extinção), para analizar um som estranho que aconteceu nas profundezas do mar, que se parece com o som de uma baleia, porém não é.

Ao estarem submersos em um submarino onde as pesquisas ocorrem, eles vêem a criatura presa em um aquário e que foi capturada, e se deparam com algo fora da realidade até então, algo que aparece em mitologias do mundo todo e que acredita-se ser a evolução do ser humano ou até mesmo a primeira espécie de nossa civilização.

A partir da fuga do ”mostro”, a trama começa a se desenrolar com bastante ação, mistério e terror, para se entender o que realmente é essa criatura e o que significa esse som que ela emite com frequência.

Podemos ver nesse primeiro volume, o cuidado de Snyder com o roteiro, as pesquisas que ele fez sobre história de vários povos antigos e suas mitologias também. Além disso tudo, o desenho com o traço mais ”sujo” de Murphy que nos joga na história de uma maneira sensacional, e todo o clima que com certeza tem inspiração nas histórias de terror de H.P. Lovecraft, mas ao mesmo tempo com ação e suspense da franquia Alien, até por se tratar de uma protagonista feminina com dilemas familiares como a da franquia consagrada. E também não podemos esquecer das cores do sempre competente Matt Hollingsworth, que nos passa angústia e sufocamento muitas vezes com as cenas submarinas sempre muito boas.

A expectativa é muito boa para o segundo volume que ainda será lançado no Brasil, para podermos saber realmente o papel desse monstro e o futuro da humanidade como se desenrolará.

despertar-capa

O Despertar (volume 1)

Escrito por: Pedro Maia – HQ e ETC

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha HQ – O Despertar (volume 1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s