Review HQ – Maus

Existem coisas que quando você lê, a gente sente que está lendo algo épico, uma obra prima.
Fiquei pensando como escrever sobre Maus, uma obra que quando acabei de ler senti uma falta tremenda tanto pelos personagens, quando pela história auto biográfica de um pai e filho tão diferentes, tão antagonistas porém protagonistas de suas próprias vidas, tão humanos.
O que dizer sobre Maus e a importância dele, como podemos até dizer um documento histórico de um verdadeiro sobrevivente, não só do Holocausto mas da vida. Dizem que a guerra já foi contadas de muitas formas, cito ao menos duas em formatos diferentes, O Resgate do Soldado Ryan e Band of Brothers, porém nenhuma dessas retrata a história de um sobrevivente como esta, não da guerra, mas da vida, como às vezes sorte, oportunidade e a coragem de viver formam o caráter de uma pessoa.
E entrando neste campo você pode estar pensando, poxa já sei que Maus é uma história que se passa na Segunda Guerra Mundial, mas o que mais acontece? Bom, Maus é a história de Vladek Spielgelman, um judeu polonês, e tudo que ele passou com sua família e esposa para sobreviver sem saber o dia de amanhã, a história de quem passou fome, frio, medo, aflição, alegrias e perdas. Só que a história toda é contada para seu filho Art que é personagem e autor da história. Seu pai como em uma entrevista para seu filho conta nos mínimos detalhes o que aconteceu na guerra para Art criar seu novo trabalho em quadrinhos que será baseada em seu pai.
Porém, Art conta mais que a história de seu pai, ele conta cada dia em que o visitou para conversar sobre suas histórias, conta sobre sua vida, e sua rotina com seu pai, que muitas vezes desprezou, mas o amava demais.
O que pra mim torna esta obra tão única é que ela só poderia ser contada em quadrinhos, o sentimento que esta Graphic Novel passa é simplesmente única, já escutamos muitas histórias sobre Holocausto, mas pode ter certeza nenhuma como esta.
As diversas emoções que esta obra passa são os pontos mais altos, saber que tudo aquilo é verdadeiro, é singelo, é muitas vezes Crú, é tão real, é como a realidade é com todos, apenas a realidade, apenas a vida é retratada ali, os horrores da guerra, a dizimação de um povo, é tudo tão melancólico mas tão único que qualquer palavra que eu escreva ou tente descrever sobre esta obra é quase inútil dado o grau de complexidade e veracidade desta obra.
Esta é uma obra, que você que se diz amante de quadrinhos, você não só deve ler, como apreciar cada página virada, cada quadrinhos lido, cada mensagem passada. Se emocione ao ler Maus uma das melhores histórias que a nona arte pode ter.

Escrito por: Pedro Maia

Maus

download (1)

Autor: Art Spielgelman

Publicação: Quadrinhos na Cia

Veja mais sobre: Review HQ

Curta nosso Facebook – HQ e ETC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s