Review HQ – Pílulas Azuis

Sempre fui um grande fã de Comics americanos, mas não posso negar de maneira nenhuma que quadrinhos europeus como estes me mostram o que é realmente a verdadeira arte sequencial.

Neste ano, tenho o orgulho de ter lido esta obra Pílulas Azuis do suíço Frederik Peeters, uma HQ autoral e biográfica linda demais.

A história é sobre sua própria vida com sua esposa que é soropositiva, sim sua esposa tem HIV, e este quadrinho mostra todos os percalços que eles passaram, dúvidas desde como contar à família e aos amigos, como cuidar do filho de Cati (esposa) que também contém o vírus, as rotinas médicas, o tratamento com a saúde e também a vida sexual.

O que chama mais atenção neste quadrinho é a forma intimista com que ela é abordada, as dúvidas do autor e os descobrimentos sobre a doença que ele faz junto com o leitor, as dúvidas por ser um cara que questiona demais sua vida e ao mesmo tempo ser o porto seguro de sua mulher, para que ele se mostre forte e os dois juntos possam ter uma vida ”normal”.

pilulas-azuis-frederik-peeters-editora-nemo-preview-1

Esta com certeza é uma bela aula de como lidar com um assunto tão delicado como este, mas ao mesmo tempo tratar com sensibilidade e muitas vezes uma delicadeza que só a vida poderia ensinar e só a nona arte poderia passar para nós. Para mim, o que torna esta obra tão especial é apenas contar a história de pessoas que se amam e tem um ”problema” que os impede de ser ”um casal normal”, mas durante a trama isto cai por terra e nos leva a refletir como o ”anormal” está na sociedade mal informada e muitas vezes preconceituosa.

Uma trama de amor e cotidiano de um casal belíssimo, a coragem de contar uma história de vida dessas é tremenda, e contar ainda desta maneira, com uma obra e uma narrativa tão sensacional é realmente especial demais poder ler isto.

Posso apenas recomendar fortemente, não só pela história, mas pelo ensinamento que ela passa, por ser uma HQ singela, sincera e verdadeira como a vida é.

 

Escrito por: Pedro Maia

 

Pílulas Azuis

pilulas-azuis-frederik-peeters-editora-nemo

Editora: Nemo

Autor: Frederik Peeters

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s