Review HQ – Turma da Mata: Muralha

Depois de muitas Graphics MSP já lançadas esta prometia ser a primeira história do gênero de ação, e é isso que é apresentado nesta HQ, muita ação e aventura com a turma do Jotalhão.

Particularmente, gosto demais dos projetos da Maurício de Sousa Produções em relação as suas Graphic Novels, e nesta vemos a grandiosidade que cada vez mais toma este projeto e como temos grandes artistas no cenário nacional que precisam de oportunidade e incentivo. Nesta revista temos o roteiro de Artur Fujita, os desenhos do já conhecido Roger Cruz, e as cores de Davi Calil.

Vamos falar um pouco da trama, ela começa no passado onde o pai do Jotalhão, que é um lendário guerreiro, está lutando para proteger a mata do tirano Rei Leonino I, e toda esta briga é por um elemento natural muito importante para a evolução da ciência e da tecnologia neste universo, o Calerium. Nesta batalha corpo a corpo ambos morrem e o pequeno Jotalhão é capturado pelo exército do Rei Leonino I e levado a cidade protegida por uma grande muralha.

Muitos anos depois, a guerra continua e a Mata é protegida por Raposão, Tarugo, Rita Naruja e o Coelho Caolho, e o filho do Rei Leonino, o chamado Rei Leonino II continua sua busca pelo Calerium e ataques a mata, onde se encontra grande parte deste elemento. Jotalhão em contrapartida vivendo a muito tempo na cidade do rei tem um cargo de tesoureiro da cidade mas é reprimido demais.

Um grande golpe de estado acontece na cidade e o Rei sofre um atentado, a partir daí tudo muda na história de Leonino, da Turma da Mata e de Jotalhão, e agora não posso mais falar sobre nada para não entregar spoilers da história. Quero agora falar sobre cada um dos pontos desta revista.

Gostei demais do roteiro, ele segue a jornada do herói com o Jotalhão traz elementos muito bons sobre uma aventura medieval, um grupo rebelde lutando pelo seu povo contra um império mais forte, em muitos momentos principalmente no golpe ao Rei Leonino me lembrou Game of Thrones, com sua medida proporção é claro. Todos os personagens tem um propósito e características bem evidentes na trama, o que só fortalece ainda mais a arte que falarei abaixo.

A arte do Roger Cruz está espetacular principalmente nas cenas de ação que são muitas, os enquadramentos e a narrativa gráfica está excelente, o uso dos quadros para dar sentido e dinâmica as cenas de ação são muito boas mesmo.

E não podemos esquecer das cores do Calil que estão fantásticas mesmo, elas casão tão bem com o desenho que parecem ter sido feitas por uma pessoa só, e o que mais chama atenção nas cores são os momentos de explosões (sim leitor, são mais de uma 😉 ), a brincadeira que ele faz com luz e sombra e os tons de vermelho, amarelo e laranja são demais.

A única coisa que eu acho é que talvez a Mauricio de Sousa Produções tenha que repensar o número de páginas de suas revistas, sinto que a mais a se desenvolver e há pouco espaço para os criadores, sinto em Penadinho – Vida, Chico Bento – Pavor Espaciar e nesta HQ que muitas vezes passagens são corridas por falta de mais página para o desenvolvimento de algumas ideias, mas isto pode ser concertado posteriormente.

Resumindo é mais uma obra MSP muito boa e divertida demais, era o gênero que eu queria ver em um quadrinho nacional e finalmente consegui e com uma qualidade simplesmente primorosa, vale demais a pena ter em sua coleção.

 

Escrito por: Pedro Maia 


 

Turma da Mata – Muralha

11889562_850284151706773_699487617041384149_n

Editora: Graphic MSP

Publicação: Panini Comics

Roteiro: Artur Fujita

Arte: Roger Cruz

Cores: Davi Calil


 

Veja mais sobre: Review HQ

Curta nosso Facebook – HQ e ETC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s