Jogos Vorazes – O final do filme e do livro

————ESSA MATÉRIA CONTÉM SPOILERS

A saga de filmes Jogos Vorazes chegou ao fim, a franquia foi inspirada nos livros de mesmo nome da autora Suzanne Collins.
A escritora relatou em diversas entrevistas que se inspirou para fazer a série enquanto mudava o canais de sua tv, passando por Reallity Shows até cenas exibidas ao vivo de conflitos na guerra do Iraque.

283381
O enredo inicial da saga temos esses dois cenários acima como plano de fundo. No mundo de Jogos Vorazes existem 12 distritos, antigamente existiam 13, porém com um conflito interno, assim como uma guerra civil, o distrito foi destruído e para homenagear os mortos e lembrar da existência e importância do sistema econômico e social, além disso a cada ano eles promovem um jogo para a celebração e memória do ocorrido.
Conforme a autora, inspirado nos gladiadores romanos e no mito grego de Teseu, a capital promove um Reality Show, em que são escolhidos um homem e uma mulher de cada distrito para lutar até a morte, restando somente um vencedor.

aesperancaofinal002
Bom caros leitores, o desenrolar da história é contado através de 3 livros e foi adaptado para o cinema em 4 filmes. Estamos aqui para falar sobre o final, se você ainda não assistiu os 3 primeiros filmes eu recomendo-os, eles nos fazem pensar sobre a sociedade em que vivemos, a exploração da violência através da mídia, como nos lidamos com os governantes e somos manipulados por um sistema perverso de manufaturação.
Voltando nosso foco para o último filme em questão, ele é bem fiel ao livro assim como os outros filmes. Ele inicia onde parou no filme Esperança: Parte 1 e tem um ritmo frenético do início até sua metade.

maxresdefault

Devo ressaltar como leitora da saga, que o público que não leu teve a impressão de que a guerra não tinha sentido de acontecer, o filme deixa a desejar no que diz respeito a explorar os motivos da rebelião dos distritos contra a capital, e a destruição causada pelo presidente aqueles que se rebelaram.
O filme também deixa de explorar o impacto que a guerra causa na mente e no estado emocional da protagonista e do núcleo principal, que nos livros entram em conflito com a violência que deve ser exercida para vingar aqueles que morrerão em seu nome.
O que é passado ao telespectador é que Katniss é uma manipulada e só serve para fazer propaganda da rebelião, muito diferente da personagem descrita nos livros, que mesmo desestabilizada emocionalmente luta para vingar a destruição do seu distrito natal e a barbaridade de ” lavagem cerebral ” feita em Peeta, seu par romântico na saga.

ea4eaa_09cc0cf01c284df6b1cea5a9b8db71fb
O triângulo amoroso entre Peeta, Katniss e Gale, também é deixado de lado no último filme. As cenas de ação são muito bem feitas, super ensaiadas e os efeitos especiais são sensacionais. Principalmente em uma das cenas em que o grupo militar em que Katniss está é atacado por bestantes, monstros modificados geneticamente pela capital. A cena se passa no esgoto e nos deixa simplesmente vidrados do iniciou ao fim. Da metade para o final, depois de muitas cenas de guerra o filme esfria , podemos ver claramente que o roteiro se perde e os acontecimentos passam rapidamente.
Após isso tudo, Katniss chega a capital e está escondida próximo a mansão do presidente. Ela se passa por uma moradora da Capital para tentar concluir seu plano de matar o causador de todo esse sofrimento , o presidente Snow.
No livro chegando ao seu destino ela encontra os rebeldes que estamos avançados para entrar na mansão, avista sua irmã Prim, junto a equipe médica ajudando no apoio às crianças feridas, elas dialogam . O que não é nem um pouco bem executado no filme, na cena ela chega junto com os rebeldes e avista sua irmã que logo e morta pelas bombas.

The-Hunger-Games-Mockingjay-Part-2-Poster-IMAX-09Outubro2015
Prim representa a fragilidade e inocência infantil ,a esperança daquele mundo, é o que Katniss mais se importa em toda a trama, é o que traz a personagem de volta, depois de toda a carnificina que passou por duas vezes. A cena mais marcante deste filme é quando Katniss volta para casa e se depara com o gato de Prim, ela grita e chora em um misto de desespero e sofrimento pela morte de sua irmã, a cena e comovente mais passageira, não dá tempo para o telespectador se emocionar e refletir sobre os acontecimentos.
Após o ataque a capital, Katniss descobre que a bomba que matou sua irmã foi lançada pelos rebeldes para causar comoção contra o presidente, e para que a população achasse que foi o mesmo que arquitetou  ataque.
Katniss entende que a procura por poder dos rebeldes, da presidente Coin (líder dos mesmos) ocasionou a morte de sua querida irmã. Enfim, desta maneira como nos livros ela não executa Snow e sim Coin,  o presidente morre sufocado pela população desesperada e indignada com o fato ocorrido.

IMG_8141-0
Eis então o final tão questionado, Katniss volta para seu distrito natal e encontra Peeta eles tem filhos e um  ”Happy Ending”, bom não é bem assim que acontece nos livros, ele é realista e mostra sim que Peeta e Katniss vivem juntos e tem filhos, mas isso só ocorre porque eles são os únicos sobreviventes dos jogos e da guerra, a mente dos dois está completamente destruída, só restou um ao outro e a identificação e compaixão das experiências vividas. O final pode incomodar muito os fãs da saga escrita, mas não anula a importância de toda a trajetória cinematográfica dos mesmos. No final são adaptações que necessitam ser feitas por se tratarem de mídias diferentes, e essência da saga não foi perdida, isso é o mais importante.

Leiam e assistam, tirem suas conclusões e reflitam sobre tudo que essas duas mídias querem nos passar.

trilogia-1024x768

Escrito por: Allana Maia.


Veja mais sobre: Filmes

Curta nosso Facebook – HQ e ETC

 

2 comentários sobre “Jogos Vorazes – O final do filme e do livro

  1. Hoje encontrei um tempinho e fui assistir ao final da saga.
    Confesso que não li os livros, me centrei apenas nos filmes, e no contexto geral, me agradou bastante.
    Pelo menos pra mim, assistindo a todos os quatro filmes, consegui atentar a todos os dilemas que quiseram ser retratados, apesar de não estarem tão ressaltados.
    Mas a exemplo do meu namorado que foi junto comigo, ele sentiu que faltou explicações… Como por exemplo o por que do Peeta estar daquela forma, e curar-se tão repentinamente, ou o motivo da Katness não matar logo o Snow, e sim a sua “apliada”, mas creio que tais apontamentos se deram apenas por ele não ter assistido.
    Gostei bastante do final, mesmo tendo sido mais morno que os lançamentos anteriores.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s