Review – Louco: Fuga

Imaginação, para muitos uma palavra que não significa coisa alguma, para outros, dê uma folha em branco e tudo acontece. Louco: Fuga, trata da imaginação de uma forma que poucas vezes uma mídia passou.

LoucoFuga01

O novo álbum das Graphics MSP é lançado, e talvez a mais complicada a ser produzida até então, cabia a Rogério Coelho (autor e desenhista) traduzir este personagem tão amado da Turma da Mônica em uma história diferente e totalmente nonsense como o personagem pede. E ele só não fez, como encantou a mim, e tenho certeza que a muitos que também leram esta HQ.

A trama da história passa-se em dois pontos cronológicos, no passado e no presente, onde nesses dois períodos Louco (Licurgo Umbelino Casfiaspirino de Oliveira) tenta a libertação de um belo pássaro dourado (uma metáfora para o grito de liberdade e imaginação), que está preso e patrulhado pelos Guardiões do Silêncio.

LoucoFuga02

Simples, não? Porém com muito significado por trás. Posso até estar enganado, mas na ótica desse simples leitor Louco: Fuga, não é só uma história, é um pensamento e uma crítica, seja a liberdade criativa e de expressão, mas também de opressão e como lutar as vezes, significa tudo. Você pode até ser ”Louco”, mas nunca se calar e deixar de imaginar.

Algo que chama a atenção além deste roteiro que dá ao leitor muito o que refletir, é a simplicidade com que as coisas são escritas, mas a profundidade da mensagem ali presente, nada é colocado sem um propósito, além do andamento da história que tem uma fluidez muito sútil e única.

LoucoFuga05

 

Mas com toda a certeza, o grande destaque é a arte de Rogério e as cores do autor com o artista Francis Ortolan, é simplesmente sensacional! Fazendo de cada quadro de sua história um verdadeiro quadro de uma galeria, com traços que remetem  nossa imaginação para personagens como Dom Quixote, lembrando a escola espanhola de arte, também aos azulejos portugueses, uma coisa que eu nunca havia visto em uma história em quadrinhos. Além da diagramação das páginas, que mudam a cada folha passada e que são quase vivas de tanto movimento que passam.

blog-louco-diagramac3a7c3a3o

Simplesmente estou apaixonado por esta Graphic MSP, se não é a minha favorita, é uma das minhas favoritas, talvez quando peguei despretensiosamente para ler não tinha a dimensão do que isso me passaria, e foi uma grata surpresa e uma excelente aquisição para minha coleção.

 

 

Escrito por: Pedro Maia


Louco – Fuga

capa-panini-comics-graphic-msp-mauricio-de-sousa-leitora-viciada-graphic-novel-turma-da-monica-louco-rogerio-ceho-lancamento-novembro-frente

 

Autor: Rogério Coelho

Cores: Rogério Coelho e Francis Ortolan

Editora: Panini Comics


Veja mais sobre: Reviews

Curta nosso Facebook – HQ e ETC

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Review – Louco: Fuga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s