Review HQ: O Soldador Subaquático

Como esquecer dramas do passado e seguir em frente?

Talvez este seja o maior questionamento desta linda graphic novel de Jeff Lemire, que nos deixa pensar sobre o que fazemos com a nossa vida diante das tragédias pessoais que todos passamos em diferentes âmbitos.

O Soldador Subaquático traz a história de Jack, um jovem que tem a mesma profissão já descrita no título da obra, atormentado pela morte de seu pai e os problemas que viveu na infância, agora ele tem uma esposa grávida e um filho que logo virá.

Um homem esforçado que ama o mar, porém em um dia de trabalho ele é resgatado enquanto exercia sua profissão após ter uma ”alucinação” e desmaiar. Isto se torna frequente e seu passado com o pai morto sempre volta para assombrá-lo, atrapalhando seu dia-a-dia e o trato com as pessoas, deixando o protagonista sozinho e o afastando de todos.

o-soldador-subaquatico.jpg

A narrativa e a arte de Lemire

A história é muito bem contada por Lemire, com flashback do passado de Jack, mesclando com o presente e seus devaneios, deixando o leitor curioso sobre o estado mental do protagonista e o que realmente aconteceu que deixou ele tão perturbado e mexido com o tempo.

Com isso, a arte de Jeff de traços fortes e mais ”sujos” nos deixa ambientado à toda depressão que Jack tem, além de ressaltar a angústia e a estranheza que o leitor sente ao ver tudo que está exposto nos quadros.

É uma história intimista que te prende do começo ao fim, te deixando intrigado e instigado a realmente conhecer o real motivo de Jack ser daquela maneira e tomar as atitudes que toma.

critica-soldador-subaquatico.jpg

A mensagem forte que só uma graphic novel como esta pode nos ensinar

Toda boa obra, no final das contas, deseja passar a nós leitores uma mensagem, seja ela otimista, pessimista ou reflexiva sobre as atitudes e como lidamos com a nossa vida e este é o principal motivo de O Soldador Subaquático existir.

Ela nos passa a grande mensagem de não lamentação sobre as coisas que aconteceram no passado, de perdoar as coisas, de entender como elas são e fazer diferente no futuro, mas principalmente de aprendizado com a família, da valorização daqueles que estão todos os dias do nosso lado e a aceitação dos que já foram.

Simplesmente viva o que acontece, porque as coisas não voltam mais, porém você está vivo para fazer diferente e melhor, todos os dias, mergulhe fundo dentro de si mesmo e reflita, o que você faz para você mesmo todos os dias? E para aqueles que você ama?

Parece até um pouco auto-ajuda clichê, mas leia e você vai entender o que O Soldador Subaquático quer dizer para você!

review-soldador-subaquatico

Escrito por: Pedro Maia


Título: O Soldador Subaquático

resenha-soldador-subaquetico.jpg

Publicação: Editora Mino

Roteiro e Arte: Jeff Lemire


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s