30 de Janeiro, o Dia do Quadrinho Nacional

Todo dia 30 de Janeiro é comemorado no Brasil o Dia do Quadrinho Nacional, você sabe por que?

Neste mesmo dia, em 1869 foi criada a primeira história em quadrinhos brasileira, na revista Vida Fluminense, a mesma se chamava  As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, escrita por Angelo Agostini.

Este dia é comemorado e estabelecido como uma data especial desde o ano de 1984, quando a Associação de Quadrinistas e Cartunistas de São Paulo resolveu celebrar esta data tão especial para a nona arte brasileira.

dia-do-quadrinho-nacional

 

5 Obras nacionais que você tem que conhecer

 

1. Diomedes

diomedes-hq

Autor: Lourenço Mutarelli

Editora: Quadrinhos na Cia.

Sinopse:

Diomedes é um delegado aposentado, gordo e cínico. Em busca de uns trocados para completar o orçamento, ganha a vida como detetive particular, apesar de nunca ter resolvido um caso.

No entanto, ao partir no encalço do há muito desaparecido mágico Enigmo, o detetive mequetrefe encontra figuras bizarras, envolve-se com elementos circenses, situações surreais, veneno, um assassino serial, perseguições, uma convenção de quadrinhos e uma viagem a Portugal.

2. Dois Irmãos

dois-irmaos-hq.jpg

Autor: Fábio Moon e Gabriel Bá

Editora: Quadrinhos na Cia.

Sinopse: Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos vem, desde seu lançamento há quinze anos, conquistando novas gerações de leitores. E foi com o mesmo entusiasmo desses leitores que Fábio Moon e Gabriel Bá embarcaram na missão de adaptar o romance de Milton Hatoum para uma graphic novel. Os irmãos quadrinistas vêm igualmente arrebatando fãs e trazendo uma legião de leitores às HQs. Suas obras foram publicadas em diversos países, atravessando fronteiras culturais e políticas. Preservando a força narrativa de Hatoum, esta adaptação evidencia o talento de Bá e Moon na construção de histórias que alternam entre a tragédia, a delicadeza, a brutalidade e o humor.

3. Talco de Vidro

talco-de-vidro-hq.jpgAutor: Marcello Quintanilha

Editora: Veneta

Sinopse: Em ‘Talco de Vidro’, o autor cria um thriller psicológico a partir da crise existencial de Rosângela. Ela é uma dentista de Niterói, bem casada, que afunda em uma espiral de autodestruição até a beira da imoralidade e do crime.

 

 

 

 

 

 

4. Klaus

klaus-hqAutor: Felipe Nunes

Editora: Balão Editorial

Sinopse: O jovem Klaus está em busca da verdade sobre sua vida. Apesar de ter pais atenciosos e exigentes, ele está perdido em um mundo que lhe é estranho. Sente-se diferente de tudo e de todos, e de fato o é. Agora, Klaus precisará lidar com os meandros da passagem da adolescência para a vida adulta enquanto descobre que suas diferenças com os outros não são meramente um acaso, mas algo estranhamente oculto que está prestes a se revelar.

 

 

5. Lavagem

lavagem-hqAutor: Shiko

Editora: Mino

Sinopse: Em sua casa às margens de um mangue, separado do resto do mundo pela maré, um criador de porcos e sua mulher devota recebem uma visita inesperada.

 

 

 

 

 

 

Esperamos que tenham gostado das indicações e prestigiem cada dia mais nossos artistas, sendo eles mais famosos ou independentes.

E viva sempre ao quadrinho nacional!


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s